segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Entre Favos: Scrap postal


Olá, meninas, tudo bem?

No entre favos deste mês resolvi fazer uma proposta diferente para vocês: Scrap Postal

Todo mundo conhece cartão-postal, certo? Aquela carta enviada pelos correios sem envelope com imagem na frente e texto no verso.




Um pouco de história:

Tive que fazer uma pesquisa aprofundada sobre cartões-postais em minha dissertação de mestrado e descobri um movimento artístico chamado ARTE POSTAL que consiste em trocar pequenas obras de arte através de cartões-postais.

Muitos artistas conhecidos como Van Gogh e Picasso utilizaram esse meio de comunicação para expor algumas de suas obras. Na época, no entanto, a ideia era romper com as galerias de arte que exigiam muitos requisitos e din din para que obras de arte fossem expostas em seus espaços.

Na contramão desse sistema, os artistas começaram a usar os correios e os postais para pintarem pequenos quadros e trocarem entre si.

A proposta:

Compartilhando dessa ideia, pensei em propor uma troca de Scrap Postal.

Vamos fazer alguns postais no tamanho mínimo 10x15 e máximo 13x18 em CARDSTOCK (precisa ser firme para não amassar durante o envio, portanto, quando maior a gramatura do seu papel, melhor!).

Seu postal precisa ter um título. Todos os postais artísticos tem um título. Nos meus vocês irão notar que o título tem a ver com o que imaginei para o layout: Cinema, Cenarium e Time to Postale.

Na frente faremos um mini-layout de scrap e atrás você irá enviar um texto para sua parceira de troquinha. Como no modelo que fiz abaixo:



No canto superior esquerdo, no verso do postal, coloquei informações sobre o postal. No texto escrevi: "Scrap postal "Cinema", por Lu Gomes. SP - 2010 - www.scrapcherry.blogspot.com".

São dados que aparecem em todos os postais oficiais.

Dicas importantes:

Ele será enviado como um cartão-postal - sem envelope - por isso, evitem o uso de metais como bailarinas, ilhóses, clips e outros relevos para que não fique preso no correio.

A dica é abusar de colagens em papel e carimbos, por exemplo.

Esses foram os modelos que fiz e que estão aguardando para serem enviados...



Postal "Cinema" - aqui foram muitos recortes e carimbadas. O carimbo de texto é da Magistral  e o de filme da Rosana Martinez. A borboleta foi um recorte de guardanapo de decoupage. Detalhes da Câmera fotográfica e ticket de um papel que comprei na Scrap Sampa durante a Mega Artesanal. Também manchei o fundo do cardstock com chalk marrom e bordas pretas com carimbeira.


Postal "Cenarium" - deixei o relevo por conta da fita banana que coloquei no balão , na cartinha e na frase. O arabesco no balão, texto e os arabescos com borboleta no fundo da frase em poá são carimbos da Magistral. O carimbo de selo é da Rosana Martinez. O papel de fundo do postal é da Toke e chama-se sonho.


Postal "Time to Postale" - usei um papel com fundo de selos, máquina fotográfica e óculos que comprei na Mega Artesanal na loja da Scrap Sampa. Abusei dos carimbos de texto da Magistral neste postal e depois de ter carimbado em preto, fiz emboss transparente para dar textura. Novamente utilizei o carimbo de selo da  Rosana Marinez. Os números e ponteiros do relógio são da Scrap Tia Mi, nossa patrocinadora. O carimbo de pássado eu não sei a marca, só lembro que é uma coleção de pássaros (vem corujas, pássaros grandes e pequenos) que comprei da Olympia Hunt.

E então, quem topa ser um Picasso contemporâneo - mas do Scrap, claro!

Deixe sua mensagem aqui que no dia 13/08 estarei revelando as parceiras.

Lembrando que após o sorteio cada uma é responsável por sua troca, tanto na elaboração da proposta feita, quanto no envio.

Muito scrap postal para vocês...um grande Beijo da Lu Gomes e das Bees.

21 comentários:

ღ Pimenta ღ disse...

Oun q lindos!

Anônimo disse...

Eu não faço scrap's, mas adoreeeei, são lindos =)

Merian Candioli disse...

Põe meu nome na lista.
Só espero que o correio nao implique comigo. Aqui em NH, se estver uma coisa fora do lugar eles enchem a paciencia.

Adorei a ideia. E ja que minha filha adora postais, poderia acrescentar o nome dela tambem... Ela só tem 4 anos, mas tem paixao por cartoes e postais... nome dela é Bella.
Aguardo por saber da aprovacao, tah.

Bjin

Priscila disse...

Opa eu to dentro...
Amei a ideia... Simbora meninada !!!

LucianaW disse...

Oi meninas eu quero participar.....uhuhhuh
Tenho uma coleção com mais de 500...uhhuhu...adoro postal...até fiz uma capa para guardá-los...me deu uma ideia...vou postar e fazer um PAP..rsrsrsr
Bjokas

Gisela Nozaki de Lima disse...

Oiii abelhinhas!!!!

Que lindos!! Adorei!!!

Beijocasssssssssss
Gi

Andrea disse...

Adorei a idéia, podem me colocar na lista!!! Bjusss

Irma disse...

beautiful postcards!

Sabrina Mix disse...

Ótima ideia, Lu!

Quero participar!

Beijos e sucesso!!!

MEU SCRAP BLOG: http://www.sabrinamix.com/scrapbooking

Lu Gomes disse...

Oi, Merian, pode colocar o nome da Bella sim. Eu não me importaria de ganhar um postal dela...deve ser lindo. Meninas, vamos divulgando essa troquinha, ok?

Será bem legal ter postais de scrap em casa.

Bjinhos Lu

MARCIA D. disse...

EU QUEROOOOOOOOOOO!....RSSSS...
MENINAS, EU TINHA UMA COLEÇÃO MARAVILHOSA DE POSTAIS, MAS UM DIA ME ENCHI E PAREI COM AQUILO. DEI TUUUDO!......RSSSS.....
TÔ DENTRO! CHEIA DE IDÉIAS, POSTAL É COMIGO! AUAHAUAHAUAAH!
BJKAS.

Jaluza Scrap disse...

Estou dentro!!!
Adorei!!!

Marielle disse...

fui la no scrapcherry e vi sobre a troquinha de postais.. entao é aqui q faz a inscrição rsrs... coloca meu nome na lista.. bjokas!

Marielle disse...

posso divulgar a troquinha no meu blog? bjs

Manunamoral disse...

Adorei.

Que coisa mais linda heim!!!

Sumemoooooooo.

Bjotas sonoras.

Merian Candioli disse...

Lu,

Vcs decidem... se preferir eu mando o dela junto pra minha amiga... vai que alguem nao topa muito a ideia... nao quero constranger ninguem. É que na hora, foi impossivel nao perguntar, ela realmente tem paixao por postais, ja que sempre que o pai viaja ela pede pra ele trazer.

De repente a gente faz isso.

Bjos e obrigada pelo apoio,tah.

Five Bees disse...

Oi Marielle
Pode divulgar sim
Queremos muitas participações!!!!
Obrigada
Beijo das Bees

Luci@n@ disse...

Oieeeeeeeeeeeee
Adorei a ideia!!!!
Quero participar!!!
Mas ja aviso ... sou iniciante ... darei o meu melhor!!!
Beijos doces

Nadia Fialho disse...

Ai, to em falta com os meus scraps... minhas caixitas não estão deixando eu fazer e nem participar de nada! Bom, graças a Deus né? hehe

Mas eu vim aqui também pra avisar que lancei um blog pra vender produtos de scrapbook: scrapsjourney.blogspot.com
Tem sorteio bem legal! Aguardo a visitinha de vcs!
Bjuuuuu

Lu Gomes disse...

Noooossa, gente...será uma super troca, estou adorando que vocês gostaram da ideia...vamos lá...passem para as amigas.....os carteiros ficarão loucos com nossos postais. Bjinhossssss, vcs são ótimas...

Karina disse...

Ai, quase que eu perco essa troquinha...coloquem meu nome na lista por favor!!!
Beijos,
Karina (karina_andreo@yahoo.com.br)