domingo, 15 de agosto de 2010

BALA DE MEL - Fundos especiais com giz pastel e lápis aquarelável


Olá abelhinhas! Hoje vamos aprender a fazer desenhos que dão um toque super personalizado no fundo dos layouts, usando giz pastel e lápis aquarelável. Vamos aos materiais:


Cardstock (texturizado fica mais legal) de cor clara, lápis preto comum, borracha, apontador, giz pastel (em creta ou em lápis) e lápis aquarelável nas cores de sua preferência, um molde para desenho (o meu é uma folha carimbada e recortada, mas dependendo do seu projeto pode ser qualquer outro), verniz fixador fosco em spray e uma vasilha pequena com um dedo de água.


Com a página e a localização dos desenhos já planejados, pegue o molde e trace levemente seu contorno nos locais desejados com lápis preto comum. Depois, cubra o contorno com giz pastel, fazendo movimentos curtos de vai-e-vem para que fique um contorno colorido um pouco mais grosso.


Agora, vá molhndo a ponta do grafite do lápis aquarelável na água da vasilha e refazendo o contorno do desenho por cima do contorno do giz pastel. Você terá que molhar o lápis várias vezes para que ele "escorregue" bem no papel. Esse contorno será mais fino, formando um contorno duplo com o do giz pastel.


Uma dica legal é tentar fazer o contorno por dentro da linha do giz pastel de um lado do desenho, e por fora da linha do giz pastel do outro, enfatizando a ideia da superposição de formas. A borracha serve para apagar borrões de giz pastel que vão ficando conforme encostamos a mão no papel, como dá pra ver aqui em cima do lado direito.


Após deixar o lápis aquarelável secar por uns 3 minutos, aplique uma camada de spray fixador sobre a área do desenho, fazendo movimentos circulares e a mais ou menos 30 cm de distância.



E aqui está a página pronta com esta técnica. Os desenho vazados preenchem o fundo do layout e dão um toque artístico, sem pesar por deixarem entrever o fundo. A técnica também pode ser aplicada em cartões e mini-álbuns.

Espero que curtam e tenham um ótimo domingo e começo de semana!

Super beijozzzzz sempre,

Bi Medeiros e Five Bees

9 comentários:

Andreia Guidarelli disse...

Saudade desse espaço aqui!! E que dica maravilhosa hein!!! Lo perfeito! Beijo...

Adriana - DRIARTE disse...

Obrigada Bi pela dica maravilhosa!!!! O Lo ficou lindo!!!

Elaine Marrero disse...

Bi que linda esta dica e que efeito produz
Sempre aprendo muito com você
Obrigada!!!
Beijooooooooooooooooooo

Andrea disse...

Bi, muito obrigada pela dica!!! Adorei o efeito e toque artísitco que os desenhos conferem à página!!!

Bjusss

Nana Nassar disse...

amigaaaa...arrasou hein?! Amei...vou agora catar folhinhas na pracinha e tentar fazer! bjocas

Gisela Nozaki de Lima disse...

Oiiii Bibi!!! Oiiii abelhinhas!!!!

Adoreiiii a dica, amiga!!!!

Beijocassssssssss
Gi

Vanessa Giora disse...

Que lindo!!!
Amei a dica!

Anônimo disse...

oi Bi! Adorei a dica, parabéns! Coloquei o selinho de participação no meu blog. Vou xeretar sempre por aqui. Bjs

Fabi Ormerod disse...

Nossa meninas, super dica...uma técnica bem diferente, ADOREI. Desculpem o sumiço, essa temporada nos EUA e mais os DTs, viagens, tudo...está sendo uma loucura. Beijo grande em todas.